Visita ao Jornal – Barcelos Popular
Dia 3 de Junho de 2009
A criação do referido jornal foi a 11-11-1976, nasceu para dizer aquilo que os outros calavam.
Começou a sua distribuição a nível local com uma tiragem de cerca de
Por ser um jornal liberal tem a cor verde, dividido por diversas secções (generalista), as primeiras páginas dão destaque aos temas mais importantes da semana, as páginas seguintes falam sobre a actualidade e ainda abordam as problemáticas de cada freguesia, uma vez por mês, é escolhida uma das 89 existentes no concelho. Tudo é abordado neste jornal local desde a opinião política, concelho, desporto, publicidade entre outros temas. No desporto, realçam mais o Gil Vicente e o Óquei de Barcelos.
Liberdade de imprensa, sendo um jornal crítico, que denuncia, por vezes, situações irregulares na sociedade barcelense. É, neste momento, um jornal anti-poder (PSD).
A subsistência deste jornal provém da publicidade e dos seus assinantes que o mantém no activo, permitindo a continuidade do seu trabalho, em fazendo chegar a actualidade a cada leitor, com transparência e rigor que este merece. O Barcelos Popular tem cerca de 10.000 assinantes em formato de papel e 150 via Internet. A publicidade contribui para as receitas deste jornal mas a maior partes destas provém dos assinantes.
Não faz sensacionalismo jornalístico: o jornalista vai ao local e recolhe as informações necessárias para desenvolver a notícia depois a notícia é moldada ao formato do jornalista que a vai desenvolver.
Jornal com temas interessantes, com liberdade de auto-censura do jornalista.
O jornal é composto por 4 elementos efectivos, remunerados, os restantes são colaboradores que, são cerca de 50, não remunerados.
São isentos a nível partidário.
O jornal é impresso em Espanha devido à crise. A redução do tamanho do jornal de 32 páginas para 24 páginas, verificou-se (1ª verde e seguintes brancas) para diminuição de custos.
Possuem arquivo de todos os jornais desde o início do seu lançamento. Agora o seu arquivo é em formato digital, ou seja, em CD.
As instalações onde funciona o jornal foram adquiridas pelo próprio, comprado através de crédito ao banco e com os lucros vão melhorando as condições do jornal.
Sem comentários:
Enviar um comentário