A criação da Rádio Barcelos foi há 25 anos, funcionando durante 5 anos ilegalmente (rádio pirata). Conta já com 20 anos de serviço público legal.
A sua evolução coincidiu com as fontes de receitas. Há 15 anos era a rádio cocluxe da altura. Há 5 anos baixou o seu nível por não ser gerida devidamente (má gestão e pessoal sem gosto pela mesma). Estão a tentar a sua recuperação, fazendo todos os esforços para isso.
A sua subsistência provém da publicidade e dos discos pedidos.
Divulgam notícias e rubricas com pouca cultura, sendo uma rádio mais inclinada para o povo, classe mais baixa, pois são estes que dedicam os seus discos ao “Manuel” ou à “Maria”, amigos e familiares, pois é este público que lhes interessa, é uma fonte de rendimento para a rádio (discos pedidos).
A rádio Barcelos é uma rádio personalizada e não é isenta, pois por detrás de qualquer meio de comunicação estão pessoas muito fortes, ligadas ao poder (PSD), para promover os seus eventos e notícias, linha social-democrata.
O maior tempo de antena, cerca de 3 horas de música é de discos pedidos por sms ou telefone, pois é a parte que tem maior audição e também as notícias locais.
A nível musical, passam diversos tipos de música que conseguem envolver várias faixas etárias. Por vezes, aparecem jovens que gostam de expor as suas ideias ou mostrar alguns conteúdos de interesse aos ouvintes, expondo, assim as suas propostas à rádio sendo-lhes cedido um tempo de antena próprio onde podem passar músicas originais, debates de algum tema até para que o ouvinte possa intervir.
A publicidade, geralmente, passa para o exterior entre as 8:30h e 9 horas e também à hora de almoço, porque é quando abrange maior número de ouvintes. É isso que interessa a quem paga para passar a sua publicidade. Apesar de não estarem muito de acordo que certa publicidade invada os ouvintes, alguns tipos desta publicidade são difundidos à mesma, pois a rádio necessita desse dinheiro para a sua subsistência e quem paga manda.
Referente aos acontecimentos que se passam no concelho, são fornecidos pela polícia e pelos cidadãos barcelenses. A Polícia fornece o registo das ocorrências do dia, que são tratadas e cuidadas, para não por em cheque as pessoas envolvidas nos assuntos e evitarem problemas com a justiça.
Alguns temas, na minha opinião, não merecem o destaque que por vezes é dado por parte de quem recebe e trata a informação, outros casos que chegam lá são histórias caricatas mas reais. Enfim, acho que há algum rigor na informação que difundem. Acho muito positivo as pessoas poderem participar e intervir através do telefone e comentar as notícias directamente, comentar a actualidade e transmitirem o seu parecer sobre a informação que é difundida, tal como: jogos de futebol, debates temáticos entre outros; fazem os seus comentários e mostram o seu ponto de vista sobre o assunto tratado.
Reflexão / Crítica:
Acho que a visita à rádio foi interessante, fiquei a conhecer um pouco do trabalho que é desenvolvido lá e o seu mecanismo de funcionamento.
Uma rádio local, não tem fonte de subsistência para se manter a funcionar 24 horas por dia com pessoas a tempo inteiro, como alternativa fazem a cobertura através da gravação da programação no computador, e este vai passando as rubricas programadas, neste caso a partir das 21 horas.
Achei que alguma informação e publicidade que passam, por vezes, estão desadequadas dos horários que deveriam passar, mas como fonte de rendimento é importante pois é bem paga.
Na minha opinião, deveriam arranjar meios para poderem fazer uma rádio mais diversificada de temas mais interessantes e actuais, já que dizem que pertencem ao poder, estes deveriam disponibilizar uma parte da verba do seu orçamento para a sua qualificação e enriquecimento, a nível cultural, informativo e artístico, para conquistar todo o tipo de público.
Sem comentários:
Enviar um comentário